sexta-feira, 24 de agosto de 2007

AS TIC's NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE IRECÊ/Ba

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Identificação da Instituição onde foi realizada a observação:

Escola da Rede Municipal. ( Devido ao fato de não ter pedido autorização para publicar na net, preservo aqui o nome da escola).
A Escola observada pertence a Rede Municipal de Ensino, que atende um público alvo de aproximadamente 845 alunos, funcionando em três turnos, atendendo o ensino fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos.Está localizada em um bairro de classe média, porém, atende alunos de bairros periférico com grande desigualdade social e vítimas das mazelas cotidianas.Possue uma infra-estrutura razoável onde o ambiente físico precisa de algumas reparações para o melhor atendimento e desenvolvimento da aprendizagem do alunado. Com um número de aproximadamente 40 funcionários, distribuidos entre os três turnos, procuram fazer um trabalho participativo, para melhor atender o seu público.A referida escola funciona das 7:00 da manhã às 22:00.
A construção do Projeto Politíco Pedagógico da Escola foi construindo coletivamente após várias discussões com o corpo docente e discente da mesma.O professor, dentro de sua carga-horária tem um turno semanal para planejamento das atividades. Trabalham com projetos diversificados tanto de aprendizagem como de empreendimento com a participação efetiva de professores de Língua Portuguêsa. Os professores utilizam recursos tecnológicos, conforme planejamento semanal, dando assim, apoio aos conteúdos trabalhados. Nas turmas que observei aulas ( 5ª e 8ª séries), as professoras de Língua Portuguêsa usaram aparelhos tecnológicos( retro projetor,vídeo) trabalhando na primeira, o conteúdo: Tipologia Textual e na 8ª série, Concordância Nominal. Demonstraram segurança e domínio nos referidos conteúdos. Na escola também possue DVD, 3 Televisores 20 polegadas, máquina fotográfica.Percebi facilidade no uso desses equipamentos. O menos utilizado é o vídeo, segundo o depoimento da coordenação da escola.Percebi também um relacionamento afetivo intenso entre os profissionais onde considero de fundamental importância para o bom funcionamento de uma unidade de ensino. A relação professor-aluno, nas aulas observadas, pude perceber uma grande afinidade entre ambos e um valoroso respeito mútuo seguido de interatividade.
Ao fim de minha observação, sair alimentada na esperança que,se nossos educadores inovar cada dia suas metodologias e seus entusiamos preocupados com a aprendizagem de seus alunos, como observei nos profissionais desta escola, aos poucos construiremos uma educação de qualidade.
Por: Vilvani Maria Matos Smaneoto